quinta-feira, 28 de junho de 2012

Hora do Desapego...






Já que toquei no assunto, ontem (aqui) eu costumo fazer muito isso, um dia desses mostro á vocês se eu tiver coragem de fotografar a bagunça que faço quando despejo o peso da minha vida no LIXO!
É preciso vontade e um pouco de loucura mas é fácil! E o Resultado é garantido. Quando me sinto mal, ando estressada, olho para os lados dentro de casa e nada me agrada, abro uma gaveta sabendo que ali está o que procuro, e tem tantas coisas atrapalhando que demoro horas procurando. Aí começo uma jornada...
Não sou apegada á muitas coisas e isso torna tudo mais fácil, e se a coisa não for minha é muito mais simples!
Começamos a difícil tarefa:  deixar para traz... o que temos apego, as lembranças os pertences não utilizados, os móveis atravancando o caminho, as dores mal resolvidas, os sentimentos contidos, os pensamentos perdidos, os medos, as ideias esquecidas e tudo que não é importante mas insistimos em guardar.
Há muito tempo eu avalio isso internamente, e nas demais pessoas, e vejo que quanto mais nos apegamos há algo, mais sofremos mesmo que a gente não ligue o sentimento ao "objeto"!
Esqueça as lembranças você não precisa carregá-las em uma mochila para lembrar que elas existem, um dia você vai estar lá na frente e vai de repente notar que mesmo quando você as abandonou trancafiadas na mochila quilômetros antes, elas continuaram EM você, então largue esse peso.
Deixe os objetos inúteis, pense nos objetos que mais usa hoje em dia? Celular, notebook, pen drive's, garfos, facas, pratos, copos, algumas roupas por que garanto que você tem pelo menos uma (isso sendo humilde) que você nunca usa, quando muito utilizou uma única vez, deixe as coisas desnecessárias para trás, são menos alguns quilinhos.
Faça doações de roupas, sapatos e bolsas, sempre tem alguém que precisa mais que você, e isso, acredite, faz muito bem para nossa alma.
Sabe aquela linda cadeira que você tem há uns 20 anos, na sala mas que ninguém senta porque ela está tão velha que pode quebrar? O que ela ainda faz na sua sala? OCUPA ESPAÇO!
Dê para alguém que saiba reformar ou que precise, com certeza essa pessoa ficará feliz mesmo que precise refazer o pé quebrado que há anos você promete arrumar.
E o celular antigo? lembra daquele que você comprou primeiro o que ele ainda faz jogado em meio aos brinquedos dos seus filhos, irmãos ou sobrinhos?  Procure uma loja em que possa entregar é o tipo de LIXO que não podemos jogar em qualquer lugar e NÃO é brinquedo!!!
 Sabe aquela pilha de papeis, que você tem nas gavetas, o que são mesmo?
Ah sim, tem alguns trabalhos antigos da escola, umas folhas com textos interessantes que você com certeza guardou usando a seguinte frase: - Um dia posso usar!
O dia nunca chegou.
Queime tudo! Sabe aquelas agendas quase que item de colecionador por que se você é mulher deve ter tido uma por ano desde a adolescência, rsrs cheia de cartas, fotos, declarações, siglas, que nem você lembra mais o que significavam, e o principal telefones, ai você olha e diz:
-Quem é Marcela?
Pois é... Queime-as também! Tire as fotos se forem importantes caso contrario queime junto! Uma linda fogueira aproveite as comemorações Juninas e Julinas!
Lembrem contas tem prazo para serem jogadas fora consulte quais são as que precisam ser guardadas por 5 anos, e quais podem ser jogadas antes, lembre-se essas mais que todos os outros papeis precisam ser queimados, todo  documento que contenha informações pessoais, não deve ser jogado no lixo comum.
Você ainda tem cadernos da faculdade? Já não bastam os livros você guarda os cadernos? Quando foi que usou para ler uma única anotação no seu trabalho atual?
E de novo repito se usou uma vez foi muito. Para que guardar? Já existe uma coisa chamada internet tudo que você anotou está lá é só digitar uma palavra, é pratica e não ocupa espaço.
Você por acaso ainda tem ai escondido em algum lugar da casa, aquelas coisas que vão estragando e você pensa : " vou deixar aqui posso precisar um dia" ? Se tem,  jogue fora! Você não vai precisar e o dia que isso acontecer, você não vai saber usar e vai precisar comprar um novo depois de ter passado a raiva de não conseguir utilizar aquele que você guardou por anos!  Exceto se você for eletricista ou algo do gênero, aí talvez você saiba reaproveitar.
Acredite eu sei disso! (já vi de perto essa situação)
Eu sei que tem gente me achando uma louca, mas é sério, eu não guardo nada que não seja útil, e as vezes nem as coisas úteis eu guardo, odeio coisas velhas, me atrapalhando, e adoro uma fogueira normalmente as minhas são gigantes e queimam muito forte eu costumo dizer que é por que ali está todo meu ódio, meus pensamentos, minhas desilusões, e aqueles sentimentos ruins que vou carregando queimo fotos de gente que não quero lembrar, queimo presentes, se não for de proveito de mais ninguém! E assim por diante.
Eu vendo também quando acho que dá para aproveitar, TV, mesinha de centro, carrinho de bebê, andador, berço, coisas que não tem mais utilidade! Listas telefônicas eu odeio!!! São pesadas e ocupam espaço, mas para os catadores de material reciclado elas valem dinheiro!  Quando compro roupas novas eu faço doações das velhas.
No fim dessas faxinas eu sinto o ar da minha casa mais puro, mais livre, eu me sinto mais leve, eu me vejo mais feliz! E normalmente eu já mais me lembro daquilo que me desfiz. O que significa que eu não ia precisar mesmo!
Uma dica simples use o seguinte pensamento: "Se eu não usar em 1 ano é por que não vai ter utilidade mesmo!"
Um ano é o prazo ideal, temos 4 estações, 2 semestres, muitas datas comemorativas, e se em nenhuma dessas ocasiões você utilizar qualquer que seja seu item guardado, você também não usará no ano seguinte!
Pense nisso!
Beijinhos!!!

4 comentários:

  1. amiga, vc. sintetizou muiiito bem a questão, desapegar é tudo de bom, estou nesse exercício diário também .E assim como vc. me sinto estressada se vejo que há coisas se acumulando nos cantos ou gavetas.Parabéns o post tá excelente !
    Beijo no ♥ ,Pri !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Eu precisava postar isso, estava me sufocando rsrs
      Beijos
      Estou preparando um post pra te mostrar uma coisa que fiz aqui em casa!

      Excluir
  2. Oi
    Criativo vc em .... Adorei post
    Ameii o blog , lindo d+ Parabens

    Espero sua visita
    ******************************************
    http://blog-meninasmalucas.blogspot.com.br/
    ******************************************

    Vote em BLOG MALUCO :
    E so um favorzinho ..... nao custa nada / se ja votou Muito obrigada
    Se n vote e so entra no blog abaixo e vota na lataral


    http://mundo-teens-mt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. E assim somos nós também, cheios de recordações e dúvidas que só nos ocupam espaço e tempo!
    Realmente tenho fascina para fazer, mas agora já é tarde... Fica para amanhã. Prometo?
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Acredite ela é muito importante para mim!
Obrigada por ter passado aqui!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...