domingo, 28 de outubro de 2012

De Z á A - Filmes de Todos os Tempos...

Tema da semana Romance / Drama  e a letra E.


Filme:  Escritores da Liberdade
Título Original:  Freedom Writers
Duração: 123 minutos
Ano: 2007
Gênero:  Drama
País de Origem: EUA
Sinopse:  Recém chegada a escola a jovem professora Erin Gruwell é recebida por Margaret Campbell, uma espécie de coordenadora da escola, com experiência naquele lugar deixa a moça assustada já de inicio. Ao entrar em sua nova turma srª Gruwell esperava ansiosa os alunos que só chegaram quando o inspetor os obrigou a entrar. Eles não demonstravam nenhum respeito muito menos atenção, respondiam como queriam, quando respondiam. Naquele primeiro dia ela viu que sua turma era a classe dos rejeitados, onde todas as "gangues" estavam juntas para explodir a qualquer momento. de noite ela chora ao encontrar o marido e conta quanto foi frustrante seu trabalho.  Nos dias seguintes a professora tenta entende-los e após uma briga em que todos os grupos se enfrentaram e na mesma noite um integrante de uma das comunidades foi assassinado, ela percebe que precisa ajudá-los, que suas vidas são o que eles vivem.
Erin apresenta aos alunos a história do holocausto e  aos poucos desperta neles confiança, com dinâmicas ela consegue tocar cada um e em um exercício para entender melhor a cada um deles la compra cadernos  pede que cada um escreva algo todos os dias era como se fossem diários onde poderiam contar o que quisessem e se depois de cada dia se sentissem bem em deixá-la ler poderiam guardar no armário  Ela não esperava que isso acontecesse, após a reunião com os pais que não aconteceu apenas em sua classe, onde nenhum compareceu, ela abriu o armário curiosa e lá estavam todos os diários. Quando terminou de ler cada história sofrida, ela entendia aqueles garotos como ninguém, decidida a mudar aquela situação ela tenta conseguir ajuda da diretoria mas sem retorno, eles não acreditavam no potencial dos alunos assim deixando de dar material e suporte para a professora, que sem outra opção arruma um emprego em meio período seu marido Scott Casey, é quem não gosta muito da ideia e aos poucos vai achando aquilo tudo uma loucura, ela compra livros para os alunos e eles começam a se interessar por leitura, e depois de ler o diário de Anne Frank fazem passeios e ela acaba precisando de um terceiro emprego de fim de semana, quando se separando do marido que não aguenta mais esperar pela esposa. Todos os alunos que antes brigavam em gangues eram agora amigos e juntos revolucionam suas vidas, virando noticia de jornais, quando trazem Miep Gies a mulher que salvou Anne, ela conta o que foi a 2ª guerra comovendo todos. No ano seguinte os alunos começam a digitar tudo que escreveram naquele tempo em seus diários para que se torne um grande livro, com o título "O Diário dos escritores da liberdade", eles começam a questionar se nos próximos anos ficariam juntos mas srª Gruwell não era autorizada á lecionar no 3º e 4º anos, então depois de algumas reuniões e as tentativas da diretoria da escola de barrar essa permissão, ela finalmente é autorizada á continuar com a turma seu excelente trabalho.Fim.
Opinião Pessoal:Um excelente filme queria eu que todas as professoras fossem assim, mas a maioria é como a diretora da escola que não acredita no potencial dos alunos. É um filme que serve de exemplo não só de atitudes mas de vida. Indico sim para quem tem uma boa visão do mundo e não se preocupa apenas com seu umbigo.
Onde Assistir: Aqui


Extras: O filme é baseado em fatos reais, o Livro  "O Diário dos escritores da liberdade" foi publicado em 1999, alguns dos alunos da turma 203 foram para a faculdade e a professora G. acabou indo também lecionar na universidade local.
Eles fizeram vários outros projetos para que mais turmas se beneficiassem com a ideia da srª Gruwell.

Aqui imagens da turma na vida real e do livro original:

 

2 comentários:

  1. Oi Pri, amiga , saudade de ti também !!!
    Adoro esse filme,é uma lição de vida. E a Hillary é demais,adoro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiii relembrar esse filme, por coincidência meu apelido onde dou aula é professora G. hauhauahuhau ameiii

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Acredite ela é muito importante para mim!
Obrigada por ter passado aqui!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...