quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Dicas de português





Olá pessoas, hoje eu estava escrevendo uma postagem e mais uma vez me vi em dúvida entre que palavra utilizar para determinada frase. 
Eu sou(fui) professora, mas não de gramatica, nem sou doutorada em letras mas, sou super perfeccionista e fico muito revoltada comigo mesma quando me pego em dúvida com algumas palavras, muitas dessas dúvidas surgiram depois que parei de usar canetas e cadernos e passei a utilizar apenas o computador que tem corretor ortográfico me livrando de ter que pensar nos erros e reavaliar muitas vezes a escrita.
E pensando nisso, eu me dei conta que talvez não seja a única viciada em "digitação" que esquece como se deve escrever certas coisas, por isso vou dar dicas de palavrinhas que podem nos gerar dúvida e até para o nosso universo da blogosfera pode ajudar pois já vi em vários blogs erros de português fatais, que quase enfartei ao ler, (não que eu não erre neh), enfim espero ajudar a todos, vou trazer também dicas da nova ortografia tenho um trabalho completíssimo desenvolvido para faculdade no meu primeiro ano.(bom falo mais dele em outro post

E a dúvida de hoje é:

Sessão ou Seção:

As duas palavras existem e estão corretas, mas tem significados diferentes e é ai que surge minha dúvida.
Elas são palavras homófonas, são ditas da mesma forma, mas tem escrita e significados diferentes.

Sessão: É igual intervalo de tempo em que alguma coisa acontece, uma reunião, um espetáculo, ou outra atividade específica.

Ex: 
Hoje vamos ao cinema, na sessão das 22hrs;
- Amanhã teremos uma sessão de ensaios.

Seção: É uma divisão, é uma parte de um todo.

Ex:
- Aqui no blog tem uma seção de filmes, uma de livros e uma de músicas.
- A nova loja tem uma seção infantil.

Mas e Cessão?

Essa vem de ceder, transferir ou dar algo a alguém.
Lembrete então Cessão com "C" vem de ceder!

Ex:
- A cessão de seus bens foi aceita.
- Autorizei a cessão dos equipamentos da empresa para sua ong, como solicitou.


Bom galera hoje é isso espero ter ajudado, até eu mesma a não me perguntar mais qual devo usar... rsrs
Beijos

Um comentário:

  1. Muito bom, é interessante que as vezes as pessoas escrevem errados sem saber.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Acredite ela é muito importante para mim!
Obrigada por ter passado aqui!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...