sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Li Por Aí.


O Li Por Aí de hoje recebi por e-mail faz uns 2 anos e guardei por que achei muito bom,  com certeza se você não é essa pessoa que sofre com esse mal, conhece alguém que faz isso o tempo todo!
É muito interessante, e deixa uma mensagem incrível no final! 
Boa leitura! 


INCONTINÊNCIA VERBAL

Você conhece alguém que fala mais do que deve? Você fala mais do que deve? Já se arrependeu de ter dito alguma coisa? Pois é, sofremos de incontinência verbal.
É antigo o ditado que nos lembra de que temos uma boca e dois ouvidos. Que devemos ouvir mais e falar menos. Mas isso não é fácil.
Dia desses, uma amiga da minha mãe ligou para ela e, ao ouvir as reclamações de que a mão estava formigando e avermelhada, disse que era urgente que fosse ao hospital, que poderia ser algo muito grave, que o pai teve que amputar a mão em situação semelhante. A mesma amiga, em outra ocasião, ao perceber que minha mãe estava esquecida, não se conteve em dizer que provavelmente ela estava com Alzheimer. A amiga não é médica. Errou nos dois diagnósticos, mas conseguiu deixar minha mãe profundamente preocupada. Fez por mal? Certamente não. Incontinência verbal.
Tenho um amigo que não perde o costume de estragar surpresas. “Estão preparando uma festa de aniversário para você”. E prossegue: “Finja que não sabe de nada, só falei para não te deixar preocupado”. Preocupado? Com o quê?
Há aqueles que fazem “fofocas cristãs”. “Eu preciso lhe contar uma coisa muita séria (e aí vem a fofoca), só contei para que você reze por ela”.
Em momentos de briga, fala-se muita coisa desnecessariamente. Lembranças ruins do passado. Acusações bobas. “Nunca me esqueço! Faz 40 anos, mas eu nunca me esqueço de quando você me chamou de burra. Estávamos casados há um ano”. Ou ainda: “Eu o avisei, mais uma namorada que abandona você. Eu disse que as mulheres que o conhecem acabam indo embora. Só falo isso porque sou seu amigo”.
Em uma mesa de conversa, sempre há aquele que ouviu alguma história e sem a menor preocupação com a verdade fala: “Eu ouvi dizer que fulano é caloteiro. Não quero ser injusto, não gosto de fofoca, mas me parece que ele não paga ninguém”.
É atribuído a Sócrates um diálogo em que os seus discípulos vieram falar sobre a vida dos outros e ele perguntou, ensinando: Vocês já passaram pelos três crivos antes de me contar? Os crivos são verdade, bondade e necessidade. É verdade? Vocês têm provas? É bom? Não vão magoar ninguém? É necessário? Tem alguma coisa a ver com a vida de vocês ou com o bem público? E os discípulos se calaram, e Sócrates voltou a falar de filosofia.
A palavra tem poder. Que esse poder seja usado para fazer o bem. Palavras ditas sem amor podem ferir.
Que tal pensarmos antes de falar? Que tal fazermos a experiência do ouvir mais, para aprender, e falar apenas o necessário, para ensinar?


Créditos ao Autor: Gabriel Chalita (Revista Canção Nova – março de 2011)

3 comentários:

  1. nossa adorei o texto ate anotei algumas coisas porque meu é fogo sempre tem um para fofocar ne? kkk beijão

    ResponderExcluir
  2. Recebo muito e-mail com slides e frases de efeito. Quase nenhum tão legal quanto esse texto, as vezes a gente acaba falando demais, aí é tarde ^^

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito bom texto! Venha participar do primeiro sorteio do blog de um lindo colar mustache
    http://www.fazdecontatxt.blogspot.com.br/2012/09/1-sorteio-colar-bigode.html

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião! Acredite ela é muito importante para mim!
Obrigada por ter passado aqui!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...